Casa desaba e idoso fica ferido embaixo dos escombros, em Campina Grande.


Um idoso de 65 anos ficou ferido após sua casa desabar e cair em cima dele, no bairro das Malvinas, em Campina Grande, no final da manhã desta sexta-feira (27). Vizinhos estavam se mobilizando para arrecadar recursos que seriam destinados à construção de um quarto, no mesmo terreno, porque a estrutura da casa já ameaçava cair.


De acordo com Luiz Gomes, irmão de "Seu Manoel", como era conhecido, ele estava na parte do quarto, próximo a um guarda-roupas, quando a estrutura desabou em cima dele, que chegou a ficar preso nos escombros.


Os vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros, que logo chegou ao local, e contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O idoso foi levado para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.


Manoel Gomes chegou a desmaiar quando foi atingido pelo teto que desabou, mas recuperou a consciência quando foi retirado debaixo dos escombros. Ele estava com alguns ferimentos na cabeça e em algumas partes do corpo.


Conforme Luiz Gomes, em entrevista à TV Paraíba, os vizinhos teriam se juntado a ele para conseguir recursos financeiros, que estavam sendo utilizados para a construção de um "quartinho", no mesmo terreno, na parte da frente da casa, porque já imaginavam que a casa poderia desabar.


A casa em que o idoso morava fazia parte, segundo o irmão dele, da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), e foi adquirida por meio de um financiamento conjunto da Caixa Econômica e do Governo do Estado.


A família lutava por uma indenização na Justiça, assim como outros moradores do mesmo bairro tentaram e conseguiram, para realizar uma reforma ou até construir uma nova moradia.


"Faz uns 8 anos. Uma parte do pessoal recebeu, mas a gente não recebeu. Vimos que já estava correndo risco, então fizemos uma vaquinha pra ajudar e fazer um localzinho pra ele. Como a indenização não saiu, paramos a construção. Estávamos construindo com a ajuda do pessoal", relatou.


O irmão também contou que chegou a chamar o idoso para a casa dele, mas ele recusou porque não queria perder sua independência.


"Já faz uns 15 anos que a gente vem ajeitando, mas chegou uma época que não deu mesmo para segurar", ressaltou Luiz, sobre as condições da estrutura da casa, que foi comprada há 34 anos.


O g1 entrou em contato com a Cehap, para entender a situação da residência do idoso e compreender o pedido de indenização, no entanto, não obteve respostas até a publicação desta matéria.


Conforme o Hospital, o estado de sáude dele é estável. Manoel Gomes está consciente e orientado, aguardando resultados de exames.


Por G1PB

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem