Quase 400 pessoas são vítimas de animais peçonhentos em Campina.


De acordo com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do Hospital de Trauma de Campina Grande, foram registrados 395 pacientes vítimas de acidentes com animais peçonhentos. Desse total, 23 foram picados por cobras, 47 por abelhas e 325 por escorpiões.


Médica do Trauma, Flávia Martins fala sobre a importância da busca por atendimento médico logo após os ataques, “Uma prática comum entre as vítimas de escorpiões é colocar álcool ou alho no local da picada. Porém tal atitude não é recomendada e muitas vezes chega a queimar a pele com alho, piorando o quadro clínico. A recomendação é apenas manter o local limpo e colocar compressa morna, se possível, e seguir para o serviço de saúde disponível aqui no Hospital De Trauma”


Ainda segundo a médica, o cuidado maior deve ser com as crianças, que não sabem relatar o ocorrido, como por exemplo a picada de escorpião, que raramente deixa marca. Por fim, Flávia Martins afirma que em relação a picadas de cobra, a identificação do tipo do animal é importante para que seja aplicado o soro adequado.


Por Portal T5

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem