Morre Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos.


Adeus ao Rei Pelé! Morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo, Edson Arantes do Nascimento. Aos 82 anos, o maior jogador de todos os tempos esteve internado no Hospital Alberte Einstein, em São Paulo, após ser internado por complicações em decorrência de um câncer de cólon.


Em um dos boletins divulgados pela unidade de saúde, o organismo do Rei do Futebol já não conseguia dar respostas para o tratamento. Desta forma, foi aberto protocolo de cuidados paliativos, que tem como objetivo dar qualidade ao tempo de vida do paciente. O tratamento, inclusive, é indicado para pessoas que estão com doenças com doenças em condição progressiva de morte.


Pelé recebeu diagnóstico de câncer em setembro de 2021, quando deu início ao tratamento. Recentemente, no entanto, foi vítima de uma infecção respiratória - o que agravou o quadro, levando-o a internação. No mundo todo, em especial no Catar, várias homenagens foram realizadas aos maior atleta na história do mundo da bola.


Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de cólon e reto corresponde a 10% de todos os casos da doença no país. Só em 2022, a estimativa inicial é de que mais de 40 mil pessoas tenham sido diagnosticadas com a doença. Nos homens, por exemplo, só não é mais comum que o câncer de próstata. Já entre as mulheres fica atrás apenas do câncer de mama.


O rei


Edson Arantes do Nascimento nasceu no dia 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, Minas Gerais. Atuou durante boa parte da carreira como atacante do Santos, de 1956 a 1974. No peixe, conquistou dez campeonatos paulistas e seis campeonatos nacionais. Foi também bi-campeão da Taça Libertadores e bi-campeão do mundo (nos anos de 1962 e 1963). Pelo Santos, atuou em 1.116 jogos marcando 1.091 gols.


Além de ser o atleta mais jovem a ganhar uma Copa do Mundo - com 17 anos, ergueu três mundiais junto à seleção brasileira: 1958, 1962 e 1970.


Na carreira, os títulos são muitos. Pelé foi também eleito melhor jogador do mundo nos anos de 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970. A concessão aconteceu em 2015, por meio de uma revisão da revista France Football. É também considerado o atleta e maior do século - denominações concedidas por diversas organizações.


Portal T5

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem