Crime por telefone: Samu recebe quase 70 trotes por dia em João Pessoa.


Em 2022, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) recebeu 22.465 trotes. A prática criminosa, que atrapalha situações reais de emergência, está prevista no Código Penal Brasileiro com pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.


Em média, foram 67 trotes por dia feitos ao 192 de janeiro a novembro deste ano. O número totaliza quase 10% das 234.173 ligações atendidas durante 2022. O telefone é usado para casos de urgência, quando pessoas precisam de socorro imediato. Os dados são do Samu-JP, responsável pela regulação do atendimento de urgências de 61 municípios inseridos na 1ª Macrorregião de Saúde.


No Samu, quando a ligação é identificada como trote, é feito um registro em um banco de dados. Os números são contabilizado em estatísticas e encaminhados para delegacias e Procuradoria para providências cabíveis.


Quando chamar o Samu?


O Samu atende diversas ocorrências, como urgências traumatológicas, psiquiátricas, obstétricas, pediátricas e clínicas, a exemplo de intoxicação, queimaduras graves, trabalho de parto com risco para a mãe ou para o bebê, quedas e crises convulsivas. Sempre que este tipo de urgência acontecer, o serviço deve ser acionado de imediato.


De acordo com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, um atendimento é considerado socorro quando as ambulâncias e motolâncias são despachadas para atender uma ocorrência. Já a orientação acontece quando um usuário faz um chamado e, como o caso não é grave, o médico da equipe faz o atendimento por telefone.


Atendimentos em 2022


De acordo com o levantamento do Samu-JP, as principais ocorrências registradas este ano foram os acidentes de trânsito (3.816). Outras ocorrências atendidas com frequência pelas equipes de socorro foram psiquiátricas (2.323), paradas cardiorrespiratórias (498), AVC (448), pediátricas (351) e síndromes gripais (255).


Foto: Imagem de bedneyimages no Freepik


Portal T5

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem