A Justiça Eleitoral registrou um recorde no número de pessoas que buscam emitir ou regularizar o título de eleitor para participar das eleições deste ano em todo o Brasil. Apenas no último dia para alistamento ou regularização eleitoral, o TRE da Paraíba atendeu 516. 827 pessoas, superado a expectativa que era de 500 mil.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram realizados 7,2 milhões de atendimentos nos últimos 30 dias em todo o Brasil. Na Paraíba, esse número chegou a 1.738.808. Ainda segundo informações do TSE, o volume de pessoas atendidas nesta quinta-feira corresponde a 1% do eleitorado brasileiro.
De acordo com a legislação eleitoral, o título de eleitor é cancelado por falecimento, duplicidade de inscrições, ausência a três turnos eleitorais consecutivos, sentença judicial e não comparecimento a revisão de eleitorado. Esta última hipótese, no entanto, está suspensa desde 2020 por uma decisão do Plenário do TSE, diante das medidas de contenção da pandemia de covid-19.
O eleitor que deixar de votar, está sujeito a diversas penalidades, inclusive multa.
Justiça eleitoral espera que 500 mil pessoas façam alistamento eleitoral ou regularizem título só nesta quarta-feira em toda a Paraíba
No mês de abril número de jovens de 15 a 17 anos a tirar título de eleitor na Paraíba quase quadruplicou.
ClickPB
Postar um comentário