Após fugir da guerra na Ucrânia, professor retorna à Sousa/PB para ‘recomeçar’ a vida


O professor Daniel Tavares da Silva, de 37 anos, teve que deixar a Ucrânia poucos dias antes da guerra contra a Rússia e retornar ao seu lugar de origem para recomeçar a vida, pois deixou tudo no país europeu. Ele está na casa dos pais, na rua João Malvino Filho, Bairro Jardim Sorrilândia 1, na cidade de Sousa, sertão paraibano, desde o último dia 8.


Sócio de uma academia de artes marciais, Daniel retornou à terra natal poucos dias antes dos primeiros confrontos na Ucrânia. Além do medo da guerra, o frio e a saudade da família – maior ainda após a morte do pai – contribuíram para o repentino retorno.


“Então eu disse: eu não vou ficar mais aqui, é muito perigoso; amigos ligando e falando, Daniel você tem que voltar, tem que sair daí. Eu resolvi sair”, frisou.


Segundo Daniel, constantes pedidos para que ele voltasse ao Brasil eram feitos por seus parentes.


“Ligavam constantemente, mandavam mensagens, queriam que eu viesse logo. Estar sozinho em um lugar distante não é fácil”, disse.


Tavares afirmou, ainda, que 80% dos ucranianos inicialmente não acreditavam nos ataques russos, e que agora os militares não se sentem intimidados com o inimigo. Ele também afirmou que diariamente mantém contato com amigos de várias nacionalidades que continuam na Ucrânia.


O homem disse que, com o retorno ao Brasil, a academia ficou com o amigo Sergey Ygorovich, um soldado ucraniano que está lutando e teve que fechar o estabelecimento. Daniel revelou que agora vai ter que recomeçar.


“A gente perdeu praticamente tudo, não sei como vai ser essa ideia de recuperar de novo no futuro. Tive que abrir mão e começar do zero aqui no Brasil”, revelou.


De Diário do Sertão

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem