Aluna de escola pública celebra 980 na redação do Enem e lembra dificuldades na pandemia


Após quase dois anos longe das salas de aulas presenciais, Fabrícia Caetano, de Itaporanga, no Sertão paraibano, prometeu não se cobrar tanto na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Mas, mesmo que para ela pareça inacreditável, o resultado de muito estudo não poderia ser diferente: ela conseguiu fazer 980 pontos na redação.


O tema do texto dissertativo-argumentativo do Enem 2021 foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Ao Portal T5, Fabrícia contou que não esperava tirar uma boa nota porque não esperava essa temática.


“O tema foi bem mais difícil do que eu achei que seria. Foi complicado. Daí eu  pensei: ‘vou deixar fluir. A nota que eu tirar tudo bem. Foi um ano complicado e tudo certo”, disse ela.


“Quando eu entrei no site do Inep e eu vi a nota, eu fiquei em êxtase. Meu Deus do céu! Era como se tivesse correndo adrenalina nas minhas veias. Porque eu fiquei extremamente feliz”, relembrou.


Preparação na pandemia


Fabrícia, de 18 anos, estudou na rede pública e concluiu o ensino médio na Escola Cidadã Integral Técnica Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, que fica na mesma cidade em que ela mora.



A estudante falou sobre as dificuldades de se preparar e estudar em casa no período de pandemia e distanciamento social. "Foi muito exaustivo e desestimulante. Eu sentia que realmente eu estava carregando um peso muito grande, porque eu tinha que ser autodidata em alguns momentos. E eu queria muito conseguir uma pontuação boa no Enem. Foi muito difícil, mas no final das contas deu tudo certo”, resumiu.


Ainda na preparação para a prova de redação, Fabrícia contou que participou do projeto “Desafio Nota 1000” do governo do estado e foi bolsista em um cursinho particular.


O futuro


Com o bom desempenho na prova, o próximo passo é se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mas Fabrícia disse que ainda não definiu para qual curso vai se concorrer. Porém, garantiu que deve escolher alguma graduação na área das ciências humanas.


Portal T5

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem