População com lesões e coceiras na pele deve evitar automedicação, orienta médica; casos na Paraíba têm relação com arboviroses


Em caso de surgimento de lesões e coceiras na pele, a orientação da médica dermatologista Marília Aranha é que se evite a automedicação e que o paciente deve procurar um especialista na área. Após surto de coceira misteriosa no Grande Recife, em Pernambuco, na Paraíba houve pelo menos 11 notificações suspeitas, mas que, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), estaria ligado às arboviroses.


Na última quarta-feira (08), dermatologistas descobriram a causa das coceiras registradas no estado vizinho. "Em Pernambuco a causa é a penetração na pele de cerdas que se desprendem do corpo das mariposas do gênero Hylesia. Esses insetos estão em período de reprodução esta época do ano e causam surtos de dermatite em varia áreas do Brasil", comentou Marília Aranha, em conversa com o ClickPB.


Ainda de acordo com a dermatologista, ao apresentar lesões de pele, a população deve evitar automedicação e procurar um médico. Sobre o tratamento, a médica explicou que "consiste em uso de medicamentos anti histamínicos e em alguns casos de corticoide". 


Em conversa com o ClickPB, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, informou que as notificações suspeitas de coceiras registradas na Paraíba tinham relação com às arboviroses (dengue, Zika, Chikungunya). 


ClickPB

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem