Reeducandos da PB aprovados em curso superior têm primeira aula



Dois reeducandos do sistema prisional da Paraíba participaram da primeira aula do curso de Gestão Ambiental, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Ambos foram selecionados para a instituição pública por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Um reeducando assistiu a aula transmitida pela internet, na cadeia de São João do Rio do Peixe. O outro começou a graduação na cidade de Coremas.


Para as aulas, estão sendo utilizados os laboratórios de informática que contam com tablets e notebooks. A Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) disponibilizou uma tutoria presencial em parceria com a Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia do Estado, através da Coordenação de Educação em Prisões. Os professores receberam capacitação para exercer essa tutoria.


Já a Gerência de Ressocialização elaborou uma normativa geral e encaminhou para todos os gestores das unidades prisionais para que o processo aconteça seguindo as normas de segurança necessárias.


Pelo menos 19 reeducandos foram aprovados em cursos superiores através do Sisu

Pelo menos 19 reeducandos da Paraíba foram selecionados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para cursos de nível superior em instituições públicas de ensino. As informações são do secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca.


Entre os aprovados, o 1° lugar geral do Curso de Produção Sucroalcooleira; 2° lugar do curso de Pedagogia do Campo; e o 2° lugar no curso de Matemática, todos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Um reeducando da Penitenciária Raimundo Asfora, em Campina Grande, conquistou o 1°lugar geral do Enem PPL na Paraíba com média de 721,42. Ele foi inscrito para o Curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estando na lista de espera distante apenas 20 pontos dos demais concorrentes.


De acordo com a secretaria, houve aprovações em diversas áreas do conhecimento e, dentre as unidades penais, o destaque foi para a Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, em João Pessoa, com 7 aprovações. Já entre as Cadeias Públicas, o destaque foi para a unidade penal localizada no município de Pombal, com duas aprovações, ambas no curso de Letras, sendo conquistado o 3° lugar geral do curso.


O gerente executivo de Ressocialização, João Sitônio Rosas, avaliou que “o resultado expressivo é o melhor entre todas as edições já realizadas, demonstrando o compromisso do Governo do Estado da Paraíba com a política de reinserção social”.


G1PB

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem