Paciente de Manaus recebe alta em João Pessoa e HU registra 29 amazonenses recuperados da Covid-19 na Paraíba


Mais um paciente de Manaus recebeu alta médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley, o HU da UFPB, em João Pessoa. Com a liberação, nesta sexta-feira (19), do homem vindo do Amazonas para tratamento contra Covid-19, o HU já soma 29 amazonenses recuperados da doença na Paraíba. Três pessoas continuam em tratamento no hospital na capital paraibana, segundo apurou o ClickPB.


Entre janeiro e fevereiro, a instituição acolheu 32 amazonenses e não registrou nenhuma morte relacionada à Covid-19 entre eles. Dos 32 pacientes do Amazonas, apenas três continuam recebendo assistência no HU de João Pessoa. Um deles está na UTI. Os outros estão, respectivamente, na enfermaria da Ala Covid-19 e na enfermaria da Clínica Médica. Somente nesta semana, o Hospital Universitário registrou 12 altas médicas de pacientes amazonenses.


Recuperados


O empresário manauara Rodolfo Henrique Marinho recebeu alta médica do Lauro Wanderley por volta das 15h desta sexta-feira. Ele disse que sempre será grato ao povo da Paraíba por ter recebido o povo do Amazonas, especialmente da forma como todos foram acolhidos.


O sentimento de gratidão também foi manifestado pelo paciente Marcelo Leal, que teve alta médica do HULW na quinta-feira (18). Ele chegou a ficar internado durante vários dias na UTI, onde teve problemas no coração, nos pulmões e chegou a necessitar de hemodiálise. A sensação agora é de alívio.


"A luta foi grande, principalmente na UTI, onde fiquei bem mal. Agora, só tenho a agradecer, principalmente aqui à equipe. São profissionais altamente dedicados. Além de fazerem o seu serviço, fazem pelo próximo. O paraibano trata o próximo com amor", disse.


Marcelo Leal chegou a João Pessoa em uma aeronave da Força Aérea Brasileira no dia 17 de janeiro. Rodolfo Marinho chegou no dia 7 de fevereiro. Ambos foram beneficiados por uma ação humanitária coordenada pelo Ministério da Saúde e que também envolveu o Ministério da Educação, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa federal tem como objetivo atender a alta demanda por internação em Manaus, que foi gerada pelo avanço da pandemia de covid-19. Em todo o País, mais de 200 pacientes foram transferidos para Hospitais Universitários vinculados à Ebserh.


Em nível local, a rede de apoio conta com o suporte da Prefeitura Municipal de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba, além da Arquidiocese da Paraíba (que providencia a casa de acolhida onde os pacientes curados da covid-19 ficam abrigados até o retorno para o Amazonas). Dos 32 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) assistidos pelo HULW em decorrência de contaminação pelo coronavírus, dois chegaram à Paraíba por contra própria.


ClickPB

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem