Bebê morre vítima de síndrome pediátrica associada à Covid-19 em João Pessoa e Paraíba registra dez crianças com a doença




A Paraíba registrou mais uma morte de criança em decorrência da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), associada à Covid-19. Trata-se de um menino de 30 dias de vida, natural de João Pessoa. Ele teve início dos sintomas no dia 31 de julho e morreu no dia 8 de agosto. Agora a Paraíba dois óbitos pela doença, 10 casos confirmados, quatro descartados e um em investigação, segundo dados obtidos pelo ClickPB.

A primeira morte confirmada para a SIM-P foi de uma menina de um ano de idade, natural de Cruz do Espírito Santo. Ela teve início dos sintomas no dia 11 de julho e morreu no dia 9 de agosto.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta segunda-feira (5), após reunião técnica realizada na última sexta-feira (2).

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, alertou para a necessidade de notificação dos casos suspeitos. "Importante que os serviços notifiquem, estejam atentos a sinalizar os casos que possam estar relacionados a SIM-P. Não estamos recebendo as notificações de serviços de referência infantil, algo precisa ser fortalecido junto à assistência para atentarem a importância de notificar o caso suspeito."




SIM-P

Entre os sintomas mais comuns dessa síndrome estão febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, associado a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19.

"É importante que as equipes de serviços pediátricos estejam atentas às buscas caso a caso e observando possíveis quadros que atendam à definição de caso da síndrome, objetivando ofertar a assistência necessária para o paciente e com posterior confirmação", alertou Fernanda.


ClickPB

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem