Profissionais de saúde escrevem cartas para idosos em isolamento, em Campina Grande


Os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde do bairro do Cruzeiro, em Campina Grande, estão escrevendo cartinhas para os idosos que estão em isolamento e são atendidos na unidade. A ideia surgiu para que os idosos se sintam acolhidos apesar do distanciamento.

Segundo a enfermeira Karla Raquel, a ideia é mostrar aos idosos que a equipe do posto de saúde lembra deles. "Como a gente percebeu que os idosos não têm tanto acesso às redes sociais, e pra eles saberem que a equipe lembra deles, a gente resolveu fazer essas cartas. Todo mundo gosta de receber uma carta. Então resolvemos fazer para que o idoso se sinta abraçado, acolhido", disse a enfermeira.


A unidade atende mais de 500 idosos e cerca de 60% tem doenças como hipertensão e diabetes. Com as cartinhas, a equipe consegue manter a atenção aos cuidados.




"A gente precisou reestruturar a equipe de forma que a gente conseguisse manter alguma coisa de cuidado que não fosse presencial. A gente precisa ter alguma palavra de acalento, alguma palavra de tranquilidade, de apoio e de informação verdadeira", disse Geovana Cordeiro, médica da unidade.

As cartas são escritas pelos próprios funcionários e especialmente dedicadas a cada paciente, de acordo com as necessidades de cada um. Após feitas, as cartas são entregues de porta em porta no bairro do Cruzeiro.

"Pra mim é uma maravilha! É um prazer, e grande! Que Deus dê muitos anos de vida pra quem fez essa cartinha pra mim. Se lembrou de mim, pra mim já foi grande coisa, saber que eu existo. Então muito obrigado pra quem se lembrou de mim", disse a aposentada Maria Salete.





G1PB

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem